A escola vai acontecer online, nesse primeiro momento, de agosto a novembro. Além das formações com os educadores listados abaixo, teremos encontros também para articular conhecimentos e ações. Ao se inscrever, você faz a sua própria jornada de aprendizagem, com os cursos e encontros que quiser e puder. Se inscreva aqui.

Autonomia Alimentar

Autonomia Alimentar

clara brandão.png

Dra. Clara Brandão

Médica nutróloga e pediatra, se dedica há cerca de 40 anos no combate à fome e desnutrição no Brasil, tendo atuado em diversas frentes de trabalho, organizações, dentro e fora do poder público, entre interessados numa alimentação popular saudável.

Resumo do encontro:  Alimentação inteligente, segurança e soberania alimentar. Receitas de baixo custo e alto valor nutritivo, paladar regionalizado, preparo fácil e rápido. Vamos falar também de cadeia produtiva, hortas, conservação de alimentos e enriquecimento de preparações.

daniel souza.png

Daniel Souza

Permacultor e educador popular. Morador da periferia de SBC. Articulador de grupos e redes, entre elas a Permacultura na Faixa, onde promove mutirões e oficinas em permacultura e bioconstrução. Trabalha também com a Dra. Clara.

Resumo do encontro: aprenderemos práticas simples de compostagem e plantio para aplicar no dia a dia a partir da experiência da horta comunitária do núcleo Permaperifa Jd Cláudia.

 

Autonomia de Casa

katherine manaconserta.jpeg

Katherine Pavloski

Arquiteta, 33 anos, curitibana, empreendedora, cofundadora da Mana Conserta, empresa de manutenção e pequenas reformas com mão de obra feminina. Conciliou sua paixão pessoal e profissional colocando a mão na massa e fomentando a mulher na construção civil.

Resumo do encontro: introdução à manutenção residencial. Prática de manutenção elétrica, hidráulica, instalações de fixos em geral (como prateleiras e quadros).

diogo mege2.jpeg

Diogo Megê

Experiência que vem das culturas tradicionais, da capoeira angola, da família de construtores e artesões. Formação em Permacultura e Bioconstrução. Fundador da Megê Design Sustentável, do projeto PDC Popular SP e da união das Eco-Cooperativas. Co-fundador da rede Permaperifa.

Resumo do encontro: Tecnologias sustentáveis da casa. Cisterna, aquecimento de água, forno solar, entre outros recursos da terra.

 

Autonomia de Roupa

andressa ferreira.jpeg

Andressa Ferreira

34 anos, moradora da Zona Leste de São Paulo, professora de modelagem e corte e costura. Atua na área da moda há 14anos. Atualmente faz parte da equipe de professoras da empresa Magic Corte e empreende como professora para aulas particulares e grupo de alunos.

Resumo do encontro: Corte e Costura; Modelagem – princípios básicos e qual é realmente a sua importância; Materiais básicos; Prática para ajustes; Prática como iniciar na costura, cortar e costurar uma peça.

esther fernandes.jpeg

Esther Fernandes

28 anos, moradora da Zona Leste de São Paulo. Atua no ramo da moda há 10 anos, possui experiências em produção e stylist de moda. Faz parte da equipe da empresa Vitor Zerbinato, empreendedora/sócia da Confecção Identidade e atua no Coletivo Meninas Mahin.

Resumo do encontro: Upcycling – Conceito da reutilização na moda; Sustentabilidade e moda; Brechó e o seu papel para a economia circular; Upcycling na prática.

 

Autonomia de Saúde Física

penha oliveira 2.jpeg

Penha Oliveira

Tecnóloga em Gestão Ambiental, Mestra Popular das plantas e da culinária, trabalhou anos como agente de saúde. Hoje dedica a vida a compartilhar seus conhecimentos dos remédios naturais e da cultura agroecológica afro-indígena.

Proposta do encontro: As plantas medicinais e os alimentos são usados pelos nossos antepassados há muito tempo e tem um papel importante na cura de algumas doenças. Em algumas comunidades, são a única forma de tratamento de determinadas patologias.

helô icamiabas 2.jpeg

Helô Fruchi - Icamiabas

A Icamiaba é um projeto dedicado à segurança, fortalecimento e estratégias de resistência e sobrevivência de mulheres e LGBTQIs. Heloíse é Mestre em Antropologia e Gênero, 2º Dan de Faixa Preta em Karatê Shotokan e possui formações em Somaterapia, Eutonia, Hatha Yoga, Comunicação Não-Violenta e Wendo.

Resumo do encontro: Arquitetura Corporal e Defesa Pessoal para mulheres e LGBTQI+. Amplificar o combate às principais violações contra nossos corpos a partir da compreensão de estratégias corporais e sensoriais simples e eficientes visando nossa própria segurança e autonomia.

 

Autonomia de Saúde Emocional

raissa grimm.jpg

Raíssa Grimm

Lésbica, poeta, transfeminista e psicoterapeuta. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante de Articulação Regional de Psicólogas travestis e trans de Pernambuco. Educadora cyberativista autônoma.

Resumo do encontro: Pensando - a partir de Audre Lorde - o erótico enquanto potência criadora para além (apenas) da sexualidade,   possibilidades de escuta às nossas multiplicidades, enquanto possibilidade de travessia aos momentos em que o fantasma da solidão vem nos bater à porta. Quando esse momento chega, que tipo de alimento queremos lhe oferecer?

geni nunez.jpg
marcia mura.jpeg

Geni Nuñez

Márcia Mura

Ativista indígena guarani, graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC, com foco em estudos raciais e de gênero. 

Márcia Mura é coordenadora do Coletivo Mura de Porto Velho. Doutora em História Social pela USP. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral/USP. É escritora e realizadora de rodas de literatura indígena e modos de ser indígena. 

Resumo do encontro: Ciúmes e autonomia emocional: perspectivas críticas. Nesse encontro vamos discutir sobre formas de acolher nossas inseguranças de modo a não reforçar ciclos de violência, mas produzindo autonomia.

Resumo do encontro: Autonomia das vozes. História Oral como processo autônomo de memória, descolonização e luta pela vida.

 

Autonomia de Saúde Sexual

ellen vieira.jpeg

Ellen Vieira

Parteira obstetriz. Trabalha com educação em saúde, atua em cuidados da saúde sexual e reprodutiva de mulheres, planejamento reprodutivo, pré natal, parto domiciliar, pós parto e amamentação. Atuou no ambulatório do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, onde hoje trabalha em projetos de direitos sexuais e reprodutivos. 

Resumo do encontro: trocas de saberes sobre saúde sexual, reprodutiva, ginecologia autônoma e natural, com uma perspectiva feminista e transinclusiva. (Encontro direcionado para pessoas com vulva)

sergio luciano.png

Sérgio Luciano

Um mineiro que gosta de conversar, aprender com o cotidiano e escrever, que apoia pessoas e organizações a navegarem a complexidade das relações a partir de 4 eixos: Empatia e Comunicação Não Violenta; Democracia Profunda, poder e privilégio; Segurança psicológica; Colaboração. Se aprofunda em psicologia junguiana e Processwork (psicologia orientada a processos).

Resumo do encontro: Resumo do encontro: sobre consentimento e outros papos. Que forma é “certa” de ser homem no século XXI? -- caminhos para masculinidade saudável (a partir da CNV).

 

Autonomia de Aprendizagem

Ciano Buzz 2.jpg

Ciano Buzz

Artista, aprendiz e educador autodirigido, Ciano é griô punk afrobrasiliano. Narrador das realidades que vive e quer criar, através da música, escrita, desenho, quadrinhos e educação. Ciano é também gay, negro, da Zona Leste da cidade de São Paulo. Por meio da arte e da educação livre, acredita que é possível reimaginar os futuros das quebradas. Participou da cocriação do manifesto do doutorado informal.

Resumo do encontro: Aprendizagem autodirigida; jornadas de aprendizagem; espaços autônomos nas periferias.

naiara emancipa.jpeg

Naiara do Rosário -
Rede Emancipa

Naiara do Rosário, educadora popular e coordenadora nacional da Rede Emancipa. A Rede Emancipa é um Movimento Social de Educação Popular que luta pela democratização do acesso à Universidade e por uma educação de qualidade, crítica e gratuita há quase 15 anos. 

Resumo do encontro: Autonomia coletiva para estudo pré-vestibular, na entrada da universidade, na relação com a academia e nos estudos coletivos possíveis.

 

Autonomia de Tecnologia Digital

bruno magrini.jpeg

Bruno Magrini

Formado em matemática, quebrou muitos computadores antes de trabalhar como técnico de informática e hoje em dia quebra a cabeça solucionando problemas e desenvolvendo sites/plataformas para Internet.

Resumo do encontro: Resolução de problemas de informática entre o básico/intermediário, para os três diferentes principais sistemas (Windows, MAC e Linux)

joana souza_coletivaperifericas.jpg
sophia costa.jpeg

Joana Souza

Sophia Costa

Joana Souza é estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, está na área de Desenvolvimento de Software há 5 anos, participa da Coletiva Periférica e da comunidade Pyladies Salvador, em prol de mais mulheres na área de Computação.

26 anos, Brasiliense, publicitária, fotógrafa, mestre em direitos humanos, produtora de conteúdo e nômade digital! Colocou a mochila nas costas e decidiu fazer do mundo a sua casa. Atualmente mora na Tailândia, mas não tem uma casa fixa. Acredita que é no movimento que ela se encontra e ter uma vida pautada na liberdade é o que faz ela feliz.

Resumo do encontro: segurança digital, algoritmos e introdução à programação

Resumo do encontro: Marketing humanizado: como produzir conteúdos e trabalhar nas redes sociais com propósito

 
dimas reis.jpeg

Dimas Reis

Dimas Reis, morador da Brasilândia, benzedeiro, contador de histórias, atua como tecelão de sonhos, criando espaços e ambiências onde as pessoas possam expressar sua essência, expressar seus propósitos coletivos e individuais. 

Resumo do encontro: Vamos falar de caminhos e ferramentas para criar projetos que estejam conectados com propósitos individuais e coletivos".

Autonomia Econômica

marta regina.jpg
giselle rocha.jpeg

Marta Regina

Giselle Rocha

Graduada em Ciências Sociais pela USP e Pós-graduada pelo SENAC – Saúde.  Facilitadora de Processos Circulares no âmbito da Justiça Restaurativa. Foi coordenadora Pedagógica e Metodológica de diversos projetos Municipais e Federais. Foi Docente no Curso de Pós Graduação em Associativismo.

Resumo do encontro: Economia Solidária: cooperativismo, moedas sociais, bancos comunitários

Empreendedora social na área de finanças e fundadora da Burocras. Sua proposta é facilitar o tempo de empreendedores sociais. É criadora do curso de precificação cujo nome é “Valor e Preço: Quanto vale ou é de graça?”. Acredita na transformação da sociedade e gosta de estar perto de gente que cuida de gente.

Resumo do encontro: Educação financeira, sobre finanças familiar e de projetos.

 

Autonomia do Autocuidado

fran perfumaria 2.jpeg

Fran - PerfuMaria

A PerfuMaria das Ervas é um projeto livre de estudo, pesquisa e fabricação de cosméticos naturais e produtos fitoterápicos. Acreditamos em um modo de ser, fazer e viver sustentável, no bem estar integral do ser humano, no respeito à natureza e em ações pautadas na harmonia com o meio ambiente.

Resumo do encontro: Descubra o passo a passo completo para fazer cosméticos naturais em casa.

samuel.jpg

Samuel Iwassaki

Praticante e professor que encontrou (e segue encontrando) no Yoga asiática tradicional as respostas para suas perguntas. Com mais de dez anos de prática e cinco anos como professor, atualmente se dedica a repassar o que aprendeu (e segue aprendendo) durante sua jornada.

Resumo do encontro: Yoga em tempos de crise. A intenção é oferecer uma abordagem objetiva e clara para auxiliar praticantes a compreender do que se trata a prática e a filosofia do Yoga (asiática), para seguir sua jornada em segurança e com tranquilidade.

manoella mignone 2.jpeg

Manoella Mignone

Naturopata, Fitoterapeuta, Educadora Ambiental, Terapeuta Corporal Acupunturista e Professora de Yoga. Trabalha com Agroecologia e Permacultura, com foco em plantas medicinais, promovendo, ensinando e aprendendo ações, que possibilitam a autonomia em saúde, resgate e difusão dos saberes ancestrais.

Resumo do encontro: Os poderes das plantas e sua manipulação para diferentes necessidades de autocuidado.

ana sou.jpg

Ana Carolina dos Santos

Faz parte da primeira geração de instrutores de Kemetic Yoga certificados no Brasil pela Yoga Skills School of Chicago|USA do Sba Yiser Ra Hotep. Foi instrutora| Sbat da Kasa de Maat, principal referência de Kemetic Yoga no Brasil.

Resumo do encontro: Resgatada das pirâmides do Kemet (Egito), Kemetic Yoga, enquanto filosofia, é um conjunto de conhecimentos ancestrais. A partir desta filosofia, a Kemetic Yoga também é a prática de posturas registradas em pirâmides que visam aumentar a circulação de Sekhem, energia vital e trazer maior equilíbrio dos corpos físico, pisco-emocional e espiritual.

 
geni nunez.jpg

Geni Nuñez

Ativista indígena guarani, graduada em Psicologia, mestre em Psicologia Social e doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas na UFSC, com foco em estudos raciais e de gênero.

Resumo do encontro: A importância da descentralização na construção da autonomia - vamos discutir sobre a centralização como marco fundante das epistemes e modos de vida coloniais e apresentar perspectivas indígenas dissidentes.

Teoria e Reflexão da Autonomia

guilherme falleiros.jpg
nadia nadila.jpeg

Guilherme Falleiros

Nádia Nádila

Membro fundador da Casa da Lagartixa Preta "Malagueña Salerosa" (2004-2020). Doutor em Antropologia Social com pesquisa junto ao povo indígena Xavante, antropólogo mediador entre não-indígenas apoiadores da causa indígena e indígenas, hortelão e dono-de-casa.

Resumo do encontro: Curso básico de elementos do anarquismo que servem para a autonomia.

Sociambientalista, dedica a sua vida a construção do Movimento Bem Viver em formação que luta pela transformação do mundo no campo, na cidade e na floresta, em defesa dos nossos biomas, contra todo tipo de exploração, opressão e destruição do planeta por uma sociedade do Bem Viver. Se dedica a falar sobre diversos temas no Instagram@nadianadila e no canal de Youtube Utopia Revolucionária.

Resumo do encontro: “Como nós vamos transformar o mundo?”